conteúdos em inglês / english contents

A CCDRC é parceira do projeto IMPROVE (Improving Structural Funds for better delivery of R&D&i policies), apoiado pelo Programa Europeu de Cooperação Inter-regional (Interreg Europe). Este projeto junta 8 regiões europeias, com diferentes contextos em termos de área geográfica, desenvolvimento económico, desempenho em inovação, sistemas administrativos com diferentes níveis de centralização e com diferentes níveis de responsabilidade na gestão dos instrumentos de política que serão abordados. O IMPROVE tem como objetivo melhorar a eficácia de Programas financiados por Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos dedicados ao desenvolvimento de políticas de I&D&I e ao apoio da implementação de estratégias de especialização inteligente.

 

A CCDRC participou na primeira reunião do projeto IMPROVE, financiado pelo Programa Interreg Europe, que decorreu a 31 de Outubro, nas instalações da FUNDECY Parque de Ciência e Tecnologia (Badajoz). Estiveram presentes representantes dos oito parceiros: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Portugal; Fundação FUNDECYT, Parque de Ciência e Tecnologia da Extremadura, Espanha (parceiro líder); DEV'UP Centre-Val de Loire, França; Agência Regional de Tecnologia e Inovação da Puglia, Itália; Município de Gabrovo, Bulgária; Agência de Desenvolvimento Regional de Noroeste, Roménia; Fundação Parque de Ciência de Tartu, Estónia; Conselho Regional da Lapónia, Finlândia.

 

A CCDRC organizou, a 8 de janeiro de 2020, a primeira reunião do Grupo de Stakeholders Regionais do Centro, do projeto Interreg Europe IMPROVE.

O IMPROVE tem como objetivo melhorar a eficácia de Programas financiados por Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos dedicados ao desenvolvimento de políticas de I&D&I e ao apoio da implementação de estratégias de especialização inteligente.

 Com o fim do primeiro semestre de preparações de trabalho (em janeiro de 2020), o projeto Interreg Europe IMPROVE prepara-se para começar a fase de aprendizagem e de troca de experiências inter-regional. A realização de Peer Reviews foi a metodologia de aprendizagem escolhida pela parceria. A abordagem escolhida para estes peer reviews corresponde à que é apresentada pela OCDE para Cooperação e Troca, sendo descrita como “systematic examination and assessment of the performance of a region by other regions, with the ultimate goal of helping the reviewed region improve its policy making, adopt best practices, and comply with established standards and principles.”

 

Devido ao adiamento do primeiro peer review do projeto IMPROVE, que deveria ter decorrido a 10 e 11 de março de 2020, em Orleães (ver notícia aqui), a parceria organizou uma reunião, através de videoconferência, a 12 de março de 2020, onde se discutiu o reagendamento dos eventos do projeto.