conteúdos em inglês / english contents

A CCDRC é parceira do projeto IMPROVE (Improving Structural Funds for better delivery of R&D&i policies), apoiado pelo Programa Europeu de Cooperação Inter-regional (Interreg Europe). Este projeto junta 8 regiões europeias, com diferentes contextos em termos de área geográfica, desenvolvimento económico, desempenho em inovação, sistemas administrativos com diferentes níveis de centralização e com diferentes níveis de responsabilidade na gestão dos instrumentos de política que serão abordados. O IMPROVE tem como objetivo melhorar a eficácia de Programas financiados por Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos dedicados ao desenvolvimento de políticas de I&D&I e ao apoio da implementação de estratégias de especialização inteligente.

 

Os oito parceiros envolvidos na implementação deste projeto são: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Portugal; Fundação FUNDECYT, Parque de Ciência e Tecnologia da Extremadura, Espanha (parceiro líder); DEV'UP Centre-Val de Loire, França; Agência Regional de Tecnologia e Inovação da Puglia, Itália; Município de Gabrovo, Bulgária; Agência de Desenvolvimento Regional de Noroeste, Roménia; Fundação Parque de Ciência de Tartu, Estónia; Conselho Regional da Lapónia, Finlândia.

O projeto foi planeado de forma a promover a troca de práticas, experiências e conhecimentos e aumentar as competências dos parceiros e stakeholders envolvidos, tendo em consideração os seus perfis e interesses regionais. Para isto ser possível o projeto irá abordar desafios comuns em relação a: estrutura, policy mix e instrumentos para executar políticas de I&D&I e implementar estratégias de especialização inteligente; coordenação como outros Fundos geridos a nível regional, nacional e europeu; coordenação transnacional; governança; monitorização e avaliação.

Desta forma, cada parceiro procurará melhorar um instrumento de política e assegurar o seu impacto a longo-prazo, envolvendo as autoridades de gestão no processo de aprendizagem inter-regional e enquanto parceiros como stakeholders regionais.

Para mais informações poderá consultar a página do projeto.