Nacional

Portugal cumpre a condicionalidade ex-ante relativa à RIS3 com uma estratégia multinível, que tem uma componente nacional, a ENEI – Estratégia Nacional para uma Especialização Inteligente, e uma componente regional –uma RIS 3 em cada região do país. Estes documentos podem ser consultados em https://www.portugal2020.pt/Portal2020/o-que-e-o-portugal2020.

A FCT elaborou um Diagnóstico ao Sistema Nacional de Investigação e Inovação (que aqui se disponibiliza), como contribuição para o processo de definição de uma Estratégia de Especialização Inteligente para o país. Na sequência deste trabalho, organizou um ciclo de Jornadas de Reflexão Estratégica, cuja documentação de suporte pode ser consultada aqui.

Documents

Sort By

Diagnóstico do Sistema de Investigação e Inovação. Desafios, forças e fraquezas rumo a 2020, Maio de 2013 Diagnóstico do Sistema de Investigação e Inovação. Desafios, forças e fraquezas rumo a 2020, Maio de 2013

Este documento, elaborado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, apresenta uma análise da evolução do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SNI&I) incidindo em particular nas dinâmicas observadas nas vertentes de produção e exploração do conhecimento de base científica ou tecnológica. Portugal, nas várias dimensões em análise, é comparado, ao longo de todo o relatório, com um grupo de 10 países, selecionados para esse efeito e, quando aplicável, com a média da UE.