conteúdos em inglês / english contents

Nacional

Aqui é disponibilizada documentação importante e relevante para o tema da Especialização inteligente que tenha sido lançada a nível nacional. Em Portugal, temos uma componente nacional, a ENEI – Estratégia Nacional para uma Especialização Inteligente, e uma componente regional –uma RIS 3 em cada região do país.

Este documento apresenta a ENEI (Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente) em seis capítulos: 1. Visão; 2. Diagnóstico; 3. Prioridades; 4. Policy-mix; 5. Monitorização e Avaliação; 6. Governação.

Com reporte a 30 de junho de 2018, este relatório teve como objetivos: avaliar a integração das ENEI/EREI na implementação do PT2020 do ponto de vista da concretização dos objetivos esperados ou da criação de condições para os alcançar; avaliar a adequação da arquitetura e dinâmica de construção permanente das ENEI/EREI, designadamente do ponto de vista da criação de ecossistemas de inovação; avaliar o processo de implementação, a adequação e a eficácia do modelo de governação multinível; explicitar a produção expectável de efeitos das intervenções associadas à RIS3, com identificação de circunstâncias, contextos e fatores críticos; apresentar recomendações suscetíveis de melhorar a eficácia dos processos conducentes à especialização inteligente.

Do ponto de vista programático, a avaliação incidiu no PO CI, PO CH, PO Norte, PO Centro, PO Alentejo, PO Lisboa, PO Algarve, PO Açores, PO Madeira, PDR Continente, PDR Açores, PDR Madeira, PO Mar.

Os anexos deste relatório podem ser encontrados aqui.

Este documento, elaborado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, apresenta uma análise da evolução do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SNI&I) incidindo em particular nas dinâmicas observadas nas vertentes de produção e exploração do conhecimento de base científica ou tecnológica. Portugal, nas várias dimensões em análise, é comparado, ao longo de todo o relatório, com um grupo de 10 países, selecionados para esse efeito e, quando aplicável, com a média da UE.

Mapa Eixos RIS 3 Soluções Industriais Sustentáveis Valorização dos recursos endógenos naturais Tecnologias para a qualidade de vida Inovação territorial