conteúdos em inglês / english contents

A CCDRC participou na primeira reunião do projeto IMPROVE, financiado pelo Programa Interreg Europe, que decorreu a 31 de Outubro, nas instalações da FUNDECY Parque de Ciência e Tecnologia (Badajoz). Estiveram presentes representantes dos oito parceiros: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Portugal; Fundação FUNDECYT, Parque de Ciência e Tecnologia da Extremadura, Espanha (parceiro líder); DEV'UP Centre-Val de Loire, França; Agência Regional de Tecnologia e Inovação da Puglia, Itália; Município de Gabrovo, Bulgária; Agência de Desenvolvimento Regional de Noroeste, Roménia; Fundação Parque de Ciência de Tartu, Estónia; Conselho Regional da Lapónia, Finlândia.

Este projeto reúne, assim, regiões europeias com diferentes contextos em termos de área geográfica, desenvolvimento económico, desempenho em inovação, sistemas administrativos com diferentes níveis de centralização e com diferentes níveis de responsabilidade na gestão dos instrumentos de política que serão abordados. O IMPROVE tem como objetivo melhorar a eficácia de Programas financiados por Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos dedicados ao desenvolvimento de políticas de I&D&I e ao apoio da implementação de estratégias de especialização inteligente.

Os instrumentos de política endereçados pelo projeto são principalmente Programas financiados por Fundos Estruturais, à exceção de 2 Planos de Desenvolvimento Municipal. que têm o objetivo comum de aumentar o crescimento económico regional/municipal baseado no conhecimento. Assim, o IMPROVE vai contribuir positivamente para o desenvolvimento (regional e municipal) inteligente, sustentável e inclusivo, reforçando a eficácia de políticas/programas para apoiar a Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação das regiões participantes.

 

Resultados reais e mensuráveis:

O projeto irá melhorar 8 instrumentos de política e assegurar o seu impacto a longo-prazo envolvendo autoridades de gestão nos processos de aprendizagem inter-regional (como parceiros e stakeholders). As principais atividades do projeto são:

1) Análise do estado da arte regional quanto à implementação e gestão dos Fundos Estruturais;

2) Troca de experiências através de Peer Reviews, identificação de Boas Práticas e Workshops Temáticos Inter-regionais;

3) Transferência de conhecimento e experiências para as regiões.

 

Todo o conhecimento gerado estará disponível para todos através da Policy Learning Platform, do programa Interreg Europe, que também irá facilitar sinergias com outros projetos europeus.