conteúdos em inglês / english contents

 

 A CCDRC organizou, a 19 de julho de 2021, a quarta reunião do Grupo de Stakeholders Regionais do Centro do projeto Interreg Europe IMPROVE.

 

O sexto Peer Review do projeto IMPROVE foi organizado pela cidade de Tartu, Estónia, e decorreu entre os dias 7 e 8 de junho de 2021, tendo sido repartido por três sessões. O parceiro oficial do projeto que representa esta cidade no IMRPOVE é o Parque de Ciência de Tartu.

 

O terceiro Workshop Temático Inter-regional do projeto IMPROVE decorreu a 7 de junho de 2021 e foi organizado em formato digital pelo Parque de Ciência de Tartu, Estónia. O evento teve como principal tema de debate a importância de uma boa governação e liderança para uma boa implementação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

 

O quinto Peer Review do projeto IMPROVE foi organizado pelo município de Gabrovo, Bulgária, e decorreu entre os dias 20 e 21 de abril de 2021, em formato digital. O principal objetivo deste evento, repartido por três sessões, era apresentar e discutir algumas iniciativas ou levadas a cabo pelo município ou em que o mesmo participa, tendo como elemento comum o uso de Fundos Europeus como um instrumento de crescimento e desenvolvimento económico sustentável.

 

O quarto Peer Review do projeto IMPROVE foi organizado pela região da Extremadura, Espanha, e decorreu entre os dias 9 e 10 de fevereiro de 2021, em formato digital. O evento dividiu-se em três sessões onde foram discutidos tópicos como as lições aprendidas no período de programação 2014-2021 e a concretização dos objetivos de políticas europeus, até 2027, relacionados com uma Europa mais inteligente.

 

A CCDRC organizou, a 6 de janeiro de 2021, a terceira reunião do Grupo de Stakeholders Regionais do Centro, do projeto Interreg Europe IMPROVE.

 

A CCDRC organizou, a 23 de novembro de 2020, a segunda reunião do Grupo de Stakeholders Regionais do Centro, do projeto Interreg Europe IMPROVE.

 

O terceiro Peer Review do projeto IMPROVE foi organizado pela região Centro, Portugal, e decorreu de 2 a 3 de dezembro de 2020, em formato digital. O evento tinha como principal objetivo refletir sobre o estado de arte regional, no que se refere à operacionalização da Estratégia de Especialização Inteligente do Centro, com um foco na sua implementação através do PT 2020 e, principalmente, do Programa Operacional Regional, o Centro 2020. Durante as quatro sessões do evento os oradores abordaram ainda diferentes questões, tais como a criação de sinergias e a coordenação entre fundos e o processo de internacionalização de I&D.

 

O segundo Workshop Temático Inter-regional do projeto IMPROVE decorreu a 2 de dezembro de 2020, em formato digital, tendo sido organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). O evento juntou as oito regiões parceiras, bem como outros stakeholders nacionais e internacionais, num total de 35 participantes, e foi dedicado ao tema da coordenação entre diferentes fundos e instrumentos.

 

O segundo Peer Review do projeto IMPROVE foi organizado pela região da Lapónia, Finlândia, e decorreu de 19 a 20 de outubro de 2020, em formato digital. Durante as três sessões do evento, os oradores apresentaram a Estratégia de Especialização Inteligente da Lapónia, instrumentos de financiamento de I&D+i, bem como exemplos práticos de projetos financiados e de cooperação internacional.

 

O primeiro Peer Review do projeto IMPROVE foi organizado pela região francesa Centro-Vale do Loire e decorreu de 14 a 16 de setembro de 2020, em formato digital. O evento esteve focado na implementação da RIS3 da região organizadora e na sua ligação com o Objetivo Temático 1 do Programa Operacional da Região Centro-Vale do Loire, financiado através do FEDER.

 

O primeiro Workshop Temático Inter-regional do projeto IMPROVE decorreu a 25 de junho de 2020, em formato digital, tendo sido organizado pela FUNDECYT, Parque de Ciência e Tecnologia da Extremadura, Espanha - parceiro líder – e tendo juntado participantes de todas as regiões envolvidas no projeto.

 

Devido à situação pandémica vivida, e ao contínuo adiamento dos eventos presenciais agendados, a parceria do projeto IMPROVE decidiu reagendar todos os eventos marcados - a partir de março de 2020 e até ao final do projeto. Simultaneamente, foi ainda alterado o formato dos eventos, passando a ser todos realizados de forma digital e por tempo indeterminado. 

 Com o fim do primeiro semestre de preparações de trabalho (em janeiro de 2020), o projeto Interreg Europe IMPROVE prepara-se para começar a fase de aprendizagem e de troca de experiências inter-regional. A realização de Peer Reviews foi a metodologia de aprendizagem escolhida pela parceria. A abordagem escolhida para estes peer reviews corresponde à que é apresentada pela OCDE para Cooperação e Troca, sendo descrita como “systematic examination and assessment of the performance of a region by other regions, with the ultimate goal of helping the reviewed region improve its policy making, adopt best practices, and comply with established standards and principles.”

A CCDRC participou na primeira reunião do projeto IMPROVE, financiado pelo Programa Interreg Europe, que decorreu a 31 de Outubro, nas instalações da FUNDECY Parque de Ciência e Tecnologia (Badajoz). Estiveram presentes representantes dos oito parceiros: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Portugal; Fundação FUNDECYT, Parque de Ciência e Tecnologia da Extremadura, Espanha (parceiro líder); DEV'UP Centre-Val de Loire, França; Agência Regional de Tecnologia e Inovação da Puglia, Itália; Município de Gabrovo, Bulgária; Agência de Desenvolvimento Regional de Noroeste, Roménia; Fundação Parque de Ciência de Tartu, Estónia; Conselho Regional da Lapónia, Finlândia.

 

A CCDRC organizou, a 8 de janeiro de 2020, a primeira reunião do Grupo de Stakeholders Regionais do Centro, do projeto Interreg Europe IMPROVE.

O IMPROVE tem como objetivo melhorar a eficácia de Programas financiados por Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos dedicados ao desenvolvimento de políticas de I&D&I e ao apoio da implementação de estratégias de especialização inteligente.

A CCDRC é parceira do projeto IMPROVE (Improving Structural Funds for better delivery of R&D&i policies), apoiado pelo Programa Europeu de Cooperação Inter-regional (Interreg Europe). Este projeto junta 8 regiões europeias, com diferentes contextos em termos de área geográfica, desenvolvimento económico, desempenho em inovação, sistemas administrativos com diferentes níveis de centralização e com diferentes níveis de responsabilidade na gestão dos instrumentos de política que serão abordados. O IMPROVE tem como objetivo melhorar a eficácia de Programas financiados por Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos dedicados ao desenvolvimento de políticas de I&D&I e ao apoio da implementação de estratégias de especialização inteligente.