O Plano de Ação do Centro, desenvolvido no âmbito do projeto IMPROVE foi aprovado pelo Secretariado Conjunto do Interreg Europe no final de maio de 2022. O Plano de Ação, elaborado pela CCDRC, tem três atividades principais: 1) desenho e lançamento de um aviso piloto; 2) avaliação dos projetos aprovados; 3) elaboração de um relatório com as principais conclusões e recomendações.
O aviso desenvolvido no contexto deste projeto e já lançado pelo Centro 2020, foi o Aviso para Projetos Provas de Conceito, Aviso 01/SAICT/2021, que beneficiou da experiência das regiões parceiras em instrumentos semelhantes. Das 52 candidaturas recebidas, apenas 33 foram consideradas elegíveis. Contudo, a qualidade científica e tecnológica destes projetos ditou o reforço do orçamento do aviso, em 2M€, de forma a poderem ser aprovadas e apoiadas todas as candidaturas elegíveis. Foi, assim, aprovado um total de 4M€ em FEDER.
Estes projetos têm como objetivo valorizar o conhecimento já produzido em projetos de investigação, nomeadamente através da produção de protótipos laboratoriais, ensaios ou pré-séries semi-industriais que permitam uma primeira validação desses resultados com o objetivo de serem transferidos para o mercado e de serem explorados, de forma útil, pelas empresas. Trata-se de um instrumento novo, muito solicitado pelos agentes regionais, que permite preencher uma lacuna no conjunto de apoios ao longo da cadeia de inovação e que o CENTRO 2020 resolveu testar, tendo em vista a sua futura adoção no novo período de Programação, em maior escala. De notar que o apoio a projetos Prova de Conceito estava previsto no Portugal 2020, mas nunca tinha sido operacionalizado.