O segundo Peer Review do projeto IMPROVE foi organizado pela região da Lapónia, Finlândia, e decorreu de 19 a 20 de outubro de 2020, em formato digital. Durante as três sessões do evento, os oradores apresentaram a Estratégia de Especialização Inteligente da Lapónia, instrumentos de financiamento de I&D+i, bem como exemplos práticos de projetos financiados e de cooperação internacional.
A primeira sessão do Peer Review foi dedicada ao modelo de governação e de implementação do FEDER na Lapónia – sendo o “Lapland Agreement” e a RIS3 da região as estratégias que, baseadas num compromisso conjunto e na cooperação entre os diferentes atores, guiam as atividades regionais. Na segunda sessão do evento as autoridades regionais apresentaram a implementação do FEDER e da RIS3 da Lapónia, em termos de apoio às PME e ao I&D+i. Nesta segunda sessão foi ainda referida a importância da colaboração internacional, enquanto escolha estratégica para a Lapónia, e foi apresentado como exemplo de sucesso de cooperação inter-regional a Estratégia de Especialização Inteligente do Leste e Norte da Finlândia - que baseando-se em competências e áreas de crescimento comuns, tem como objetivo apoiar empresas, ao criar redes e cadeias de valor globais para promover a competitividade das regiões.
Por fim, na terceira sessão do Peer Review o foco foi colocado nos stakeholders, no desenvolvimento de projetos e no seu ponto de vista quanto ao desenvolvimento de atividades na região da Lapónia.
Todas as apresentações foram seguidas por momentos de discussão que permitiram lançar questões, deixar comentários e ainda encontrar possíveis soluções para problemas específicos sentidos na região anfitriã.