conteúdos em inglês / english contents

 

O terceiro Peer Review do projeto IMPROVE foi organizado pela região Centro, Portugal, e decorreu de 2 a 3 de dezembro de 2020, em formato digital. O evento tinha como principal objetivo refletir sobre o estado de arte regional, no que se refere à operacionalização da Estratégia de Especialização Inteligente do Centro, com um foco na sua implementação através do PT 2020 e, principalmente, do Programa Operacional Regional, o Centro 2020. Durante as quatro sessões do evento os oradores abordaram ainda diferentes questões, tais como a criação de sinergias e a coordenação entre fundos e o processo de internacionalização de I&D.

A primeira sessão do evento foi dedicada à apresentação da RIS3 do Centro e à discussão do modelo de governação multinível português – a existência de uma estratégia de especialização inteligente nacional e de sete estratégias regionais requere uma boa coordenação entre os diferentes níveis. A segunda sessão do Peer Review focou-se nos instrumentos para implementação da RIS3 - foi apresentado o Centro 2020, destacando os Objetivos Temáticos utilizados para implementar a Estratégia de Especialização Inteligente do Centro, e ainda o Portugal 2020, uma vez que estabelece um enquadramento multinível relevante.

A terceira sessão do workshop concentrou-se na questão da internacionalização de I&D e, nesse contexto, foram apresentados o roadmap do Centro para a internacionalização de I&D e os diferentes avisos da política de coesão, lançados em Portugal, que apoiam este processo. Alguns destes avisos foram mesmo considerados bons exemplos de como sinergias entre fundos podem ser alcançadas. Ainda nesta sessão foram apresentados alguns casos regionais de sucesso no seu processo de internacionalização: o Biocant e o Instituto Pedro Nunes (tendo em conta a sua participação na KIC EIT Health e no consórcio ageing@coimbra).

Finalmente, a última sessão do evento foi reservada para a discussão entre parceiros, com o objetivo de abordar diferentes policy gaps identificados na região Centro. A discussão foi guiada pelas respostas dos parceiros às questões que foram sendo lançadas ao longo de todo o Peer Review, através do Slido. As respostas a estas questões também permitiram retirar algumas conclusões e mensagens essenciais dos dois dias de trabalho.