conteúdos em inglês / english contents

Nesta secção pretende-se efetuar um estudo mais atento da operacionalização das Plataformas de Inovação da RIS3 do Centro 2014-2020. Para isso, procedeu-se à realização de duas análises distintas: i) uma análise de redes; ii) uma análise aos Programas Mobilizadores.

 

A análise de redes é uma metodologia que permite uma interpretação e compreensão de diferentes dimensões e processos de interação, pois recorre à projeção de visualizações intuitivas sobre diversos tipos de ecossistemas. No contexto da RIS3 do Centro, aplicou-se esta metodologia aos projetos do PORTUGAL 2020 com investimento na Região Centro e alinhados com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente. Assim, ao longo deste documento são ilustradas relações de diferentes tipos com recurso a diversos grafos (tipologia de gráfico que ilustra as conexões/relações entre diferentes atributos/elementos) decorrentes de uma análise de redes simplificada, designadamente:

Relação entre as várias dimensões da RIS3 do Centro 2014-2020:

  • Plataformas de inovação/linhas de ação - Domínios diferenciadores temáticos/prioridades transversais;
  • Plataformas de inovação/linhas de ação - Atividades económicas dos projetos;
  • Domínios diferenciadores temáticos/prioridades transversais - Atividades económicas dos projetos.

Articulação entre a RIS3 do Centro 2014-2020 e a ENEI 2014-2020:

  • Plataformas de inovação/linhas de ação da RIS3 do Centro - Domínios prioritários da ENEI;
  • Domínios diferenciadores temáticos/prioridades transversais da RIS3 do Centro - Domínios prioritários da ENEI.

No mesmo documento é ainda apresentado um resumo, por plataforma de inovação, evidenciando algumas das principais conclusões sobre as várias dimensões da análise relacional descritas anteriormente.

 

A análise aos Programas Mobilizadores, a mesma pode ser encontrada no Caderno D da RIS3 do Centro 2014-2020, devendo ser realçado que estes representam projetos estratégicos de I&D, que se configuram como focos dinamizadores de capacidades e competências científicas e tecnológicas, induzindo impactes significativos a nível multissectorial. Estes projetos visam uma efetiva transferência do conhecimento e valorização dos resultados de I&D junto das empresas, promovendo o acesso a patamares mais elevados de competitividade, realizados através de uma colaboração efetiva e aprofundada entre empresas e entidades não empresariais do Sistema de I&I. Assim, este instrumento concretiza o espírito de variedade relacionada, subjacente ao conceito de especialização inteligente, induzindo progressão nas cadeias de valor. Nos Programas Mobilizadores, para além dos projetos aprovados, importa ainda analisar os projetos candidatados, já que é uma tipologia com especial complexidade, que exige articulação multi-ator e ao longo de cadeias de valor de I&I, pelo que, mesmo que os projetos não sejam aprovados, a análise desses consórcios alargados permite captar dinâmicas e tendências interessantes. Toda esta informação, bem como a análise efetuada pela CCDRC, pode ser encontrada aqui.