conteúdos em inglês / english contents

A Comissão Europeia lançou em 2015 três plataformas temáticas de especialização inteligente (Agro-alimentarEnergia Modernização industrial) que têm possibilitado a criação de um ambiente interativo e participado, apoiando a cooperação inter-regional e promovendo o desenvolvimento de parcerias no contexto de áreas específicas de especialização inteligente.

A Região Centro tem participado ativamente em duas dessas parcerias: a High Tech Farming, da plataforma temática Agro-alimentar e a Berry+ da plataforma temática da Modernização Industrial.

 

 A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro participa, em conjunto com outros agentes regionais relevantes, desde 2017, na parceria S3 High Tech Farming, da Plataforma Temática Agro-alimentar que tem como objetivo desenvolver atividades conjuntas para acelerar a adoção de novas tecnologias que possam melhorar a performance da gestão e das práticas agrícolas. A parceria é liderada pela região italiana da Toscana, participando ainda mais de duas dezenas de outras regiões europeias.

Mais informação sobre esta parceria pode ser encontrada aqui.

 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) participa, em conjunto com outros atores relevantes da Região Centro, na parceria Berry+ da Plataforma Temática S3 da Modernização Industrial. Esta parceria foi aprovada pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia em novembro de 2020 e tem como principal objetivo estabelecer um cluster inter-regional para a valorização de recursos naturais e dos seus fluxos com vista à exploração de aplicações de elevado valor acrescentado em contexto de mercado.