conteúdos em inglês / english contents

 Com o fim do primeiro semestre de preparações de trabalho (em janeiro de 2020), o projeto Interreg Europe IMPROVE prepara-se para começar a fase de aprendizagem e de troca de experiências inter-regional. A realização de Peer Reviews foi a metodologia de aprendizagem escolhida pela parceria. A abordagem escolhida para estes peer reviews corresponde à que é apresentada pela OCDE para Cooperação e Troca, sendo descrita como “systematic examination and assessment of the performance of a region by other regions, with the ultimate goal of helping the reviewed region improve its policy making, adopt best practices, and comply with established standards and principles.”

Nas reuniões de peer review os exercícios realizados procurarão: recolher informação estratégica que leve a um melhor entendimento dos instrumentos de política, e sua implementação, em cada uma das regiões; descobrir boas práticas que possam ser transferidas para outras regiões; identificar oportunidades para melhoria em cada região; criar um ambiente de partilha entre stakeholders.

Os parceiros do projeto irão participar nestas reuniões inter-regionais com stakeholders relevantes das suas regiões. Os peer reviews irão ter um certo padrão: apresentação do instrumento de política da região; apresentação da visão de alguns stakeholders sobre a implementação do instrumento de política na região, propostas, etc.; discussão com stakeholders e parceiros regionais de pontos críticos (desafios) selecionados pela região avaliada e nas questões relevantes ou problemas relevantes identificados pelos parceiros regionais.

Como base para estes momentos de aprendizagem, que decorrerão nas regiões envolvidas no projeto, cada parceiro irá elaborar um relatório de Análise do Estado da Arte sobre o Programa financiado por Fundos Estruturais (instrumento de política) que foi escolhido para ser melhorado. O objetivo deste relatório é clarificar a situação em termos de gestão e implementação de cada instrumento de política. Em síntese: como são as operações desenhadas e implementadas (por quem, como se relacionam com autoridades de gestão, etc.); como funciona a governança (é estruturada ou não, quem participa e como, como é a coordenação com outras políticas/instrumentos/fundos); como estão estas operações (e os próprios instrumentos) a ser avaliados? Os relatórios regionais de Estado da Arte devem ajudar a parceria (e os stakeholders regionais) a trabalhar na melhoria dos instrumentos de política selecionados e guiar as atividades futuras graças à identificação dos desafios principais em cada região.

 

O primeiro de 8 peer reviews acontecerá a 10 e 11 de março, em Orleães, França, estando a ser organizado pela DEV’UP Centre-Val de Loire. Esta reunião irá focar-se na implementação da RIS3 do Centre-Val de Loire e na sua ligação com o Objetivo Temático 1 do Programa Operacional Regional (FEDER). Uma primeira versão da agenda pode ser encontrada aqui.

 

Para ver a calendarização dos eventos futuros do para ver uma breve apresentação do próprio projeto consulte aqui a brochura recentemente publicada.

 

 

AVISO: por motivos alheios à parceria do projeto IMPROVE este peer review foi adiado para o mês de setembro de 2020.