conteúdos em inglês / english contents

Europeia

Para além da documentação produzido pela Comissão Europeia, que aqui se disponibiliza, tem sido produzida documentação importante e relevante para o tema da Especialização inteligente que a S3 – Plataforma para a Especialização Inteligente da Comissão Europeia disponibiliza e que pode ser consultada na sua página.

Este relatório apresenta uma estrutura de reflexão direcionada a profissionais e peritos que trabalhem em regiões (e países) dispostos a fortalecer a dimensão da sustentabilidade nas suas Estratégias de Especialização Inteligente. O estudo apresenta diferentes questões teóricas, sobre cada passo do processo de especialização inteligente, sendo apresentadas com exemplos práticos de diferentes policy makers. A Região Centro, foi uma das regiões europeias a contribuir para o desenvolvimento deste estudo.

Este relatório procura contribuir para o desenvolvimento de novos modelos para as autoridades regionais e locais que procuram estimular a Transição Verde das suas economias através de políticas de inovação que tenham por base uma abordagem de especialização inteligente. O relatório concentra-se nas lições aprendidas através do acompanhamento de cinco casos de estudo de diferentes regiões europeias. Uma dessas regiões é a Região Centro de Portugal, sendo as restantes o País Basco, de Espanha, a Região Leste & Norte da Finlândia, a Macedónia Ocidental, da Grécia, e a Região Oeste dos Países Baixos.

O relatório do caso de estudo do Centro pode ser consultado aqui.

Este relatório faz uma avaliação do impacto das estratégias de especialização inteligente na produtividade regional em Portugal, através de uma análise de dados quantitativos.

Este relatório faz uma avaliação da implementação das Estratégias de Especialização Inteligente em Portugal, relativamente aos temas da governança, monitorização e práticas de descoberta empreendedora. O relatório teve por base a realização de investigação empírica e é uma iniciativa do Joint Research Centre e da DG Regional and Urban Policy.

A página original de publicação do documento pode ser encontrada aqui.

O manual procura fazer um balanço da experiência de Especialização Inteligente e apresenta o seu estado de arte atual, tanto em termos de desenvolvimento conceptual como de implementação prática.

Este texto substitui o texto do Anexo III previamente publicado no Guia metodológico RIS3.

A Comissão Europeia publicou um guia metodológico cujo objetivo é apoiar a definição das Estratégias de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, bem como o seu desenvolvimento e execução. Este documento deve ser entendido como orientador e vai evoluir à medida que o próprio conceito for desenvolvido, pelo que se prevê que venha a ser atualizado regularmente.

A Comissão Europeia aprovou propostas legislativas no âmbito da política de coesão para 2014-2020 em outubro de 2011. Esta ficha informativa é uma de várias que destacam elementos-chave da futura abordagem, referindo de forma muito sucinta as principais características das Estratégias de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, que constituem condição prévia para ter acesso aos fundos estruturais em 2014-2020, para os investimentos nas áreas da investigação e da inovação.

Mapa Eixos RIS 3 Soluções Industriais Sustentáveis Valorização dos recursos endógenos naturais Tecnologias para a qualidade de vida Inovação territorial