conteúdos em inglês / english contents

O modelo de governação da RIS3 do Centro foi concebido de forma a evitar a multiplicação de órgãos, e a assegurar o envolvimento e a participação sob diferentes formas dos vários agentes da região.

Para isto ser possível foram criados os órgãos de governação presentes abaixo:

Conselho Regional Alargado: funciona como fórum do ecossistema regional de investigação e inovação e compete-lhe validar todo o processo, dando contributos, acompanhando os documentos que vão sendo produzidos e tomando decisões estratégicas fundamentais ao longo do exercício.

 

Conselho Coordenador: é liderado pela CCDRC e composto por um conjunto de entidades regionais que assumem a competência da gestão dos trabalhos de desenvolvimento e acompanhamento da RIS3 do Centro.

 

Grupos de trabalho: são temáticos, e são, por excelência, “espaços de entrepreneurial discovery”, no âmbito dos quais os agentes relevantes em cada área se articulam, procurando dinamizar a inovação e a internacionalização, a cooperação e o trabalho em rede. No presente, existe um por cada Plataforma de Inovação.

 

Grupo de Aconselhamento Estratégico: é composto por personalidades de reconhecido mérito que têm pensamento estratégico sobre a região e/ou sobre a especialização inteligente e que podem dar um contributo valioso ao processo.

 

Equipa de Gestão: é constituída por elementos da CCDRC e pelos coordenadores externos do Grupos de Trabalho, tendo funções executivas e cabendo-lhe dinamizar os trabalhos, promover reuniões e produzir documentos, mobilizando para tal os recursos necessários. 

 

Numa perspetiva multinível, existe um Conselho Coordenador da ENEI (Estratégia Nacional de Especialização Inteligente), presidido pela ANI (Agência Nacional de Inovação), e responsável por assegurar a eficaz coordenação e articulação entre a ENEI e as estratégias regionais. 

A CCDRC, bem como outras entidades nacionais e regionais com responsabilidades no planeamento e na gestão de políticas de I&I e na Política do Desenvolvimento Regional, integra o Conselho Coordenador da ENEI.

 

 

 

Caderno B: O processo de construção da RIS3 do Centro

 

Mapa Eixos RIS 3 Soluções Industriais Sustentáveis Valorização dos recursos endógenos naturais Tecnologias para a qualidade de vida Inovação territorial